terça-feira, 31 de março de 2009

Há 27 anos no ar, Manoel Hito marca história no rádio baiano.

No embalo da postagem anterior com o radialista Jorge Luiz, decidimos nos aprofundar um pouco mais nesse universo chamado "rádio". Fomos a caça e entrevistamos um grande profissional do rádio que se destaca pela prestação de serviço à comunidade ipiraense, através dos microfones da rádio Ipirá AM.
Manoel Hito Sampaio Mascarenhas é um autêntico comunicador, ipiraense, ele viveu no Rio de Janeiro dos 14 aos 24 anos e hoje, prestes a completar 53 anos de idade (26 de abril), acumula um extenso currículo em seus 27 anos de profissão. O início de tudo foi como "free lance" pela rádio SOCIEDADE de Feira de Santana em 1982 . A partir daí, Manoel Hito não parou mais, foi para a rádio CULTURA de Feira de Santana e em 1986, com a inauguração da rádio IPIRÁ FM transferiu-se para sua cidade natal onde ficou até 1989, seguindo depois para Itaberaba onde trabalhou na DIAMANTINA fm e na BAIANA fm e em 1993, retornou à Ipirá fm. Como repórter de jornal, atua desde 1982, tendo passagens pelos jornais Feira Hoje, Grade Bahia e o Paraguaçu.
Um novo desafio bateu a porta de Manoel Hito em 1996 com a inauguração da rádio IPIRÁ AM, o locutor assumiu a coordenação artística da emissora conquistando picos de audiência no programa "Clube do ouvinte". São 13 anos à frente da emissora. Em entrevista ao " CONEXÃO IPIRÁ>SAMPA, Manoel Hito fala sobre sua relação com Ipirá, onde desempenha várias funções em prol do desenvolvimento da cidade. Atualmente é assessor de comunicação da câmara de vereadores, ad-hot de escrivão de polícia, presidente da junta de justiça desportiva e membro do conselho de justiça do município, além de escrever em seu blog
A novidade na carreira deste experiente radialista é a estréia do programa "O grande jornal" em duas edições pela rádio Ipirá AM, às 7 e às 12 horas numa parceria com a MH Produções e com o Ipirá Negócios, onde o conteúdo do programa ficará disponível 24 horas. O dia à dia da delegacia, dos hospitais, do fórum e da zona rural será retratado durante o programa que também destacará o futebol amador do município. Em uma iniciativa bacana irá contratar jovens talentos de Ipirá para serem "repórteres amadores", dando a oportunidade a quem sonha com a profissão de comunicador. "O programa terá como objetivo principal mostrar a verdade dos fatos", enfatiza Manoel Hito.
Os radialistas são verdadeiros heróis! São "escravos do tempo", tentam "agradar gregos e troianos" e ainda precisam cuidar muito bem da voz, seu precioso instrumento de trabalho.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Jorge Luiz relembra passagem pelo rádio ipiraense

Os anos se passaram mas a voz e o carisma continuam o mesmo, Jorge Luiz Silva de Souza pode não ser conhecido por alguns, especialmente os mais jovens, mas sem dúvida é lembrado por muitos como um dos melhores radialistas que já passaram pelo rádio ipiraense.
Hoje, prestes a completar 48 anos (em 23 de abril), ele está a frente do progama "Manhã Sertaneja" da Rádio Baixa Grande fm (87,9 MHz) e também trabalha como acessor de comunicação da Prefeitura de Baixa Grande-BA. Más foi pela "Rádio Ipirá fm" (104,1 MHz) em 1º de setembro de 1989 que Jorge Luiz marcou história à frente do progama "Alvorada Sertaneja", onde ficou até 22 de agosto de 1992. O progama chegou a ser considerado um dos melhores do Brasil segundo a revista "Sertanejo Som & Estilo" (Editora Azul).
Em entrevista ao "IPIRÁ>SAMPA" o locutor diz ter boas lembranças da época. "Foi um dos momentos mais marcantes da minha vida profissional", afirma. Em seu currículo, Jorge Luiz diz ter orgulho de ser fundador e cordenador da "Rádio Ipirá AM", entre os anos de 1994 e 1996, além de prestar serviço à "Rádio Sisal" de Conceição de Coité-BA, em progama informativo como "Acessor de Comunicação" da Prefeitura de Ipirá e depois no comando da "Superintendência de Cultura Esporte e Laser" .
Apaixonado pela profissão, Jorge Luiz coleciona amizades adquiridas pelo bom relacionamento com seus ouvintes, que hoje, em sua grande maioria já nem moram mais em Ipirá, mas com certeza sentem falta da voz alegre deste conceituado profissional do rádio.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Campeonato Ipiraense sem o Vila Nova começa dia 5 de abril.

Depois de muita polêmica e troca de acusações entre a LIDI(Liga Desportiva Ipiraense) e dirigentes, a Prefeitura de Ipirá interviu reunindo-se com os clubes, e finalmente chegaram a um acordo para o início do Campeonato Ipiraense 2009 que comecará em 05 de abril. Mesmo assim o Viila Nova ficará de fora da competição, recusou-se a participar exigindo a renúncia da diretoria da LIDI, fato este que poderá causar a desfiliação do clube com a liga. É no mínimo lamentável que esse tipo de coisa ainda aconteça no futebol, seja ele profissional ou amador. Acabou o tempo em que jogava-se por prazer.
Desta forma a competição terá 12 equipes e será disputada em dois grupos de seis. Será apenas um turno, grupo contra grupo, classificando os dois melhores de cada grupo para semifinal, onde o 1º do Grupo A, enfrenta o 2º do Grupo B e vice versa.
No quesito "prata da casa", ficou definido que cada clube só poderá inscrever 6 atletas de fora do município, mais apenas 3 poderá participar da partida. Assim abrirá espaço para os atletas ipiraenses mostrarem seu futebol.
TABELA (1ª FASE)
ATUALIZADA EM 05/MAIO/2009
1ªRODADA 05/ABRIL>13:00 Bahia 1X1 Catuense / 15:00 União 2X0 São Paulo
12/ABRIL>13:00 Nacional 0X0 Cruzeiro / 15:00 Corinthians 1X 2 Flamengo
19/ABRIL>13:00 Internacional OxW Leônico / 15:00 Independente 4X1 Pau Ferro
2ª RODADA
25 /ABRIL>15:00 Bahia 2X1 São Paulo
26/ABRIL>União 2X0 Catuense / Nacional 2X2 Flamengo
03/MAIO>Corinthians 2X1 Leônico / Independente 6X1 Cruzeiro
09/MAIO>Internacional OxW Pau Ferro
3ª RODADA
10/MAIO>Nacional X União / São Paulo X Cruzeiro
16/MAIO>Catuense X Flamengo
17/MAIO>Internacional OxW Bahia / Corinthians X Pau Ferro
23/MAIO>Leônico X Independente
4ªRODADA
24/MAIO>Cruzeiro WxO Internacional / São Paulo X Flamengo
30/MAIO>União X Corinthians
31/MAIO>Leônico X Nacional / Bahia X Independente
06/JUNHO>Pau Ferro X Catuense
5ª RODADA
07/JUNHO>Internacional OxW União / Flamengo X Independente
13/JUNHO>Corinthians X Bahia
14/JUNHO>Catuense X Cruzeiro / Nacional X Pau Ferro
20/JUNHO>São Paulo X Leônico
6ª RODADA
21/JUNHO>Flamengo WxO Internacional / Independente X União
28/JUNHO>Bahia X Nacional / Cruzeiro X Corinthians
02/JULHO>Pau Ferro X São Paulo / Leônico X Catuense

terça-feira, 17 de março de 2009

Utinga realizará XVIII Semana de Arte e Cultura

"
A cidade de Utinga, há 297 km da capital baiana realizará no mês de abril a "XVIII Semana de Arte e Cultura". O evento mais importante da cidade com cerca de 16. 886 habitantes(IBGE 2000), expresando a riquesa cultural de toda região. A festa é um grande marco da Chapada Diamantina.
Durante a semana, a cidade de Utinga recebe muitos turistas, além dos "filhos da casa" que regressam para a festa. Alambiques funcionam em praça pública oferecendo a tradicional cachaça cabeceira do rio, o engenho a boi oferece o caldo de cana, a padaria e a casa de farinha artesanal oferece o pão e o beiju, e mais a rapadura, o doce de banana, também, fazem parte dos produtos fabricados e comercializado durante os quatro dias de festa.
Inscrições: (75) 3337-1020 (RAMAL 214)
Colaboração: Blog CHAPADA ONLINE