sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mulher mata o filho recém nascido em Ipirá e choca o Brasil.

FOTO: Ipirá Negócios

Foto: Cristina Villarino/Ascom Chapada
Local onde o bebê foi encontrado
 Uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, referência mundial em informação, trouxe na edição de hoje (31) uma matéria que chocou os ipiraenses que vivem aqui em São Paulo. A matéria trazia ao conhecimento nacional a cidade de Ipirá, porém por um motimo trágico. Renilda Rosa Dias, de 29 anos, foi presa nesta quarta-feira (29) quando procurava atendimento médico no Hospital Municipal de Ipirá, após ter dado a luz a uma criança e em seguida a arremessando por cima do muro para o quintal da casa vizinha, localizada na Rua Maura Fernandes, no Loteamento Santana. Os médicos constataram que Renilda havia dado a luz e chamou a polícia que encontrou a criança ainda com vida e foi transferida para Feira de Santana, porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu às 6h00 desta quita-feira (30). A Mãe responderá por abandono e infanticídio. Segundo informações do site Ipirá Negócios, o namorado de Renilda e suposto pai da criança,apareceu na porta do hospital chorando e indagando o porque dela ter feito isto com seu filho.

No dia 24 de dezembro, outra história de abandono de bebês chocou o país, porém, o resultado foi muito feliz. A mãe colocou o recém nascido em um saco plástico e também o jogou no quintal d vizinho, em Belém, no estado do Pará, mas a criança sobreviveu. Neste domingo (02), o programa Domingo Espetacular da Rede Record, exibirá uma reportagem, destacando como a criança resistiu 12 horas abandonada.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

"Paulistinha" se torna árbitro da Federação Bahiana de Futebol

FOTO: LIDI/Divulgação
Paulistinha com Ednaldo Rorigues(Presidente da FBF)
Uma notícia pra lá de animadora no futebol ipiraense, o árbitro de futebol Anilton Cirqueira Ribeiro, popularmente conhecido como Paulistinha, agora integra o quadro de árbitros da Federação Bahiana de Futebol (FBA), atuando em partidas da categoria profissional. Paulistinha que já havia recebido a premiação de "Melhor Ártitro Central" do Campeonato Ipiraense 2010, concedido pela Liga Desportiva Ipiraense (LIDI), destacou-se no Intermunicipal de Futebol, salvando a participação de Ipirá na competição, já que Seleção Ipiraense teve uma campanha decepcionante .

Recentemente, Paulistiha participou da pré-temporada na cidade do Rio de Janeiro, visando a preparação dos profissionais que atuarão em 2011 pela FBF. Uma longa jornada espera Paulistinha, pois a carreira de juíz de futebol sempre foi árdua, mas a dedicação deste profissional pode fazer a diferença.

Agora, todas as vezes em que Paulistinha estiver atuando, os ipiraenses vão estar ligados para prestigiar este talento, foi assim com outros conterrâneos que se destacaram no esporte. O atacante Zé Carlos foi exemplo deste orgulho que sente a população de Ipirá, quando passou por Flamengo, Botafogo e Goias, grandes equipes do cenário nacional. É Ipirá sendo valorizada por gente que acredita no próprio potencial.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Onda de assassinatos assusta população de Ipirá

Foto: Reprodução
A cidade pacata e tranquila do interior baiano já não existe mais. Ipirá, a 202 Km de Salvador, tem uma população de cerca de 60 mil habitantes, mas coleciona casos assustadores de assassinatos brutais nos últimos anos. O mais recente ocorreu em 24 de novembro, quando Lírio Santo da Silva (Greth), de 45 anos, foi assassinado em plena feira-livre. Outro crime que chocou a população foi o de Oséias Paulo em 11/09/2010 (foto). Oséias era motorista de transporte alternativo e foi morto porque teria se recusado a transportar drogas para os criminosos. A maioria dos crimes são praticados por meliantes encapuzados e em motos, o que dificulta a identificação pelas testemunhas e facilita a fuga. O empresário João C. de Queiroz Neto, teve suia vida interrompida aos 42  anos  quando sua pizzaria foi assaltada em 20/03/2009. Neto do Paladar, como era popularmente conhecido, tentou escapar mais foi alvejado pelos criminosos. Esses e outros casos coloca Ipirá nas estatísticas de cidades violentas da Bahia.

Um dos motivos de tanta violência é o tráfico de drogas. Onde chega o crack, famílias se desestruturam e a criminalidade impera. Segundo o delegado de Ipirá, Dr. Carly Oliveira, em entrevista a Rádio Ipirá AM, presidiários de Feira de Santana tentam implantar em Ipirá, uma facção para comandar o tráfico na cidade.

Os ipiraenses que vivem em outras cidades, a exemplo de São Paulo, ficam apreensivos a cada vez que acessa os sites de notícias sobre Ipirá. Corriqueiramente é postado assassinatos e violência. Uma triste realidade sem pespectivas de melhora.

(Renato Santos)