terça-feira, 31 de março de 2009

Há 27 anos no ar, Manoel Hito marca história no rádio baiano.

No embalo da postagem anterior com o radialista Jorge Luiz, decidimos nos aprofundar um pouco mais nesse universo chamado "rádio". Fomos a caça e entrevistamos um grande profissional do rádio que se destaca pela prestação de serviço à comunidade ipiraense, através dos microfones da rádio Ipirá AM.
Manoel Hito Sampaio Mascarenhas é um autêntico comunicador, ipiraense, ele viveu no Rio de Janeiro dos 14 aos 24 anos e hoje, prestes a completar 53 anos de idade (26 de abril), acumula um extenso currículo em seus 27 anos de profissão. O início de tudo foi como "free lance" pela rádio SOCIEDADE de Feira de Santana em 1982 . A partir daí, Manoel Hito não parou mais, foi para a rádio CULTURA de Feira de Santana e em 1986, com a inauguração da rádio IPIRÁ FM transferiu-se para sua cidade natal onde ficou até 1989, seguindo depois para Itaberaba onde trabalhou na DIAMANTINA fm e na BAIANA fm e em 1993, retornou à Ipirá fm. Como repórter de jornal, atua desde 1982, tendo passagens pelos jornais Feira Hoje, Grade Bahia e o Paraguaçu.
Um novo desafio bateu a porta de Manoel Hito em 1996 com a inauguração da rádio IPIRÁ AM, o locutor assumiu a coordenação artística da emissora conquistando picos de audiência no programa "Clube do ouvinte". São 13 anos à frente da emissora. Em entrevista ao " CONEXÃO IPIRÁ>SAMPA, Manoel Hito fala sobre sua relação com Ipirá, onde desempenha várias funções em prol do desenvolvimento da cidade. Atualmente é assessor de comunicação da câmara de vereadores, ad-hot de escrivão de polícia, presidente da junta de justiça desportiva e membro do conselho de justiça do município, além de escrever em seu blog
A novidade na carreira deste experiente radialista é a estréia do programa "O grande jornal" em duas edições pela rádio Ipirá AM, às 7 e às 12 horas numa parceria com a MH Produções e com o Ipirá Negócios, onde o conteúdo do programa ficará disponível 24 horas. O dia à dia da delegacia, dos hospitais, do fórum e da zona rural será retratado durante o programa que também destacará o futebol amador do município. Em uma iniciativa bacana irá contratar jovens talentos de Ipirá para serem "repórteres amadores", dando a oportunidade a quem sonha com a profissão de comunicador. "O programa terá como objetivo principal mostrar a verdade dos fatos", enfatiza Manoel Hito.
Os radialistas são verdadeiros heróis! São "escravos do tempo", tentam "agradar gregos e troianos" e ainda precisam cuidar muito bem da voz, seu precioso instrumento de trabalho.

2 comentários:

Lilian Simões disse...

Vou mandar lhe prender por excesso de elogios e não sómente com relação à minha pessoa!
Renato,vc é um grande amigo.
Abraços.
Ah,este post como todos está muito bem elaborado.

REN@TO S@NTOS disse...

Obrigado minha cara!
Abraços.
REN@TO S@NTOS