

O pequeno garoto que disputava rachões (baba) nos "campos de terra" de Ipirá e Pintadas, agora cresceu e é dono de um invejável currículo como jogador de futebol profissional. José Carlos Santos da Silva, o Zé Carlos de Dodó, nascido em 19 de março de 1975. Hoje com 34 anos, 1,75 metros de altura e 72 kg, Zé Carlos já levou o nome de Ipirá, sua terra natal, pelo mundo a fora. Só em Portugal, Zé Carlos defendeu o Marítimo, o Braga e o Trofense. Em Chipre defendeu o Apoel, na Grécia jogou pelo Veria Futebol Clube e na Coreia do Norte pelo Pohang Steelers.
No Brasil, foi revelado aos 20 anos de idade pelo Botafogo do Rio de Janeiro, onde ficou conhecido para o país inteiro ao conquistar o Campeonato Brasileiro de 1995 e a Taça Rio-São Paulo de 1998. Entre 2002 e 2003, Zé Carlos defendeu as cores do Flamengo, time que ele afirma torcer de coração. No rubro-negro carioca ele foi apelidado pela torcida de "Zé do Gol". Hoje ele volta a defender as cores alvi-verdes do Juventude de Caxias do Sul, onde já havia jogado em 2005.
Em disputa da série B do Brasileirão o jogador Ipiraense terá a chance de voltar a jogar em território baiano quando enfrentará o Bahia dia 28 de julho em Salvador.