quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mulheres em campo

Teria a primeira partida de futebol femenino ocorrida em 1921, em São Paulo, ou teria ocorrida na praia do Leblon, no Rio de Janeiro? Outras afirmações datam de 1959. Difícil esclarecer esta dúvida que paira sobre os pesquisadores dessa revolução esportiva. Segundo o “Jornal do Brasil” (29.11.1976), os jogos aconteciam à noite, devido às mulheres trabalharem durante o dia como empregadas domésticas. A razão dessas recordações são devido ao lançamento do primeiro site dedicado exclusivamente ao futebol femenino. O "Mulheres em Campo" (http://www.mulheresemcampo.com/) é inovador e marca mais um capítulo na história de uma das maiores conquistas na história do futebol. O site foi desenvolvido por alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Vale apana conferir.
Em campo, as meninas de Lusaca e Vitória empataram em 2 a 2 neste domingo (29) na 1ª partida válida pela semi-final do Campeonato Baiano de Futebol Amador. A outra partida entre Galícia e São Francisco foi adiada para dia 05 de dezembro, devido a participação de São Francisco na Copa do Brasil de Futebol femenino. Na competição nacional, as baianas garantiram o 3º lugar após golearem o Pinherense por 5 a 1 no Estádio Pacaembú, na capital paulista, nesta terça- feira (1º). No mesmo estádio, o público viu o Santos ser campeão invícto com dois gols da "fenômena" Marta, na vitória por 3 a 0 sobre o Botucatú.
No masculino, Serrinha e São Francisco do Conde confirmaram o favoritismo e farão a final do Intermunicipal depois de terem vencido seus jogos. Serrinha bateu Porto Seguro por 3 a 0 e São Francisco venceu Coarací por 3 a 1, definindo assim os finalistas.

2 comentários:

Lilian Simões disse...

Me lembro que em maio,deste ano,exatamente com este título eu postei uma disputa entre 2 times femininos daqui de Ipirá.Este site que vc recomenda,veio antes ou depois?É apenas curiosidade.
Abração.

Unknown disse...

Olá Lílian! Segundo o SITE OFICIAL da "Federação Bahiana de Futebol", o "MULHERES EM CAMPO" é recente e nasceu de um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, de dois estudantes, João Eça e Magnum Maia.

Não me lembrava do título de sua postagem, apenas do pedido que me fez para escrever sobre o futebol femenino. Demorou mais está aí.

Abraços,

REN@TO S@NTOS