quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MADE IN IPIRÁ: Achamos o ´´Ipiraense Futebol Clube`` em São Carlos-SP

ACHAMOS EM SÃO CARLOS!
A cidade da tecnologia, São Carlos, há 231 Km da capital paulista, existe uma equipe de futebol amador chamada "Esporte Clube Ipiraense". O nome não é mera coincidência, São Carlos é uma cidade com cerca de 218 mil habitantes, muitos deles nascidos em Ipirá, provavelmente atraídos pelo cultivo da cana de açúcar e mais tarde, se identificando com a cidade, criando laços e famílias. É comum encontrar ipiraenses nos bares e praças da cidade, e é claro, nos campos de futebol.
Em São Carlos futebol é levado a sério, o Campeonato São Carlense existe desde 1969 nos módulos A e B, O time que homenageia a cidade onde a maioria dos jogadores nasceu foi vice-campeão da série B em 2007 , perdendo na final para o E. C. Força Jovem.
O Ipiraense usa as cores e o escudo do Bahia como referência à origem destes atletas amadores (e trabalhadores) que fazem do esporte a alegria do do brasileiro.

CAMPEONATO IPIRENSE: Cinco equipes desistem e deixa competição sem brilho.

O Campeonato Ipirense de futebol, realizado todos os anos pela Liga Desportiva Ipiraense(LIDI), teve sua tabela e regulamento alterados com a desistência de cinco equipes para a edição 2009. Inicialmente a estréia estava prevista para 28 de fevereiro, más o atual campeão Leônico anuciou sua desistência, alegando problemas judiciais com sua sede social. A partir daí a porteira foi aberta e mais quatro desistiram, Internacional, Bahia, Pau-Ferro e Vila Nova, este último alegando problemas financeiros.
Com todas essas mudanças, a LIDI terá que fazer o campeonato com as quatro equipes restantes, União, Independente, Catuense e São Paulo. O formato da competição será em sistema de pontos corridos com turno e returno, com os dois melhores fazendo a final. Se mais nenhuma equipe desistir, a estréia deverá ocorrer em 8 de março com União X Catuense e Independente X são Paulo.
Como punição, os clubes infratores(desistentes) ficarão pelo menos dois anos sem participarem da competição e não terão direito a voto nas eleições da LIDI que ocorrerá em dezembro.
FONTE: Ipirá dia a dia (Manoel Hito)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O paradoxo de nosso tempo

Hoje temos edifícios mais altos, mas pavios mais curtos.
Auto-estradas mais largas, mas pontos de vista mais estreitos.
Gastamos mais, mas temos menos.
Nós compramos mais, mas desfrutamos menos.
Temos casas maiores e famílias menores.
Mais conhecimento e menos poder de julgamento.
Mais medicina, mas menos saúde.
Bebemos demais, fumamos demais, gastamos de forma perdulária, rimos de menos, dirigimos rápido demais, nos irritamos facilmente.
Ficamos acordados até tarde, acordamos cansados demais...
Multiplicamos nossas posses, mas reduzimos nossos valores.
Falamos demais, amamos raramente e odiamos com muita freqüência.
Aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida.
Fizemos coisas maiores, mas não coisas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma.
Escrevemos mais, mas aprendemos menos.
Planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência.
Temos maiores rendimentos, mas menor padrão moral.
Tivemos avanços na quantidade, mas não em qualidade.
Esses são tempos de refeições rápidas e digestão lenta, de homens altos e caráter baixo, lucros expressivos, mas relacionamentos rasos.
Mais lazer, mas menos diversão.
Maior variedade de tipos de comida, mas menos nutrição.
São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis e moralidade também descartável e pílulas que fazem de tudo: alegrar, aquietar, matar.
Autor= desconhecido
Produção do vídeo= CONEX@O IPIRÁ> SAMPA
VOZ= Franco Neto (Rádio Jovem Pam/SP)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Festival de Teatro em Ipirá integrará várias regiões da Bahia.

O grupo teatral ´´Mil Faces´´ realizará em Ipirá entre os dias 26 e 29 de março, o ´´1º FESTIVAL DE TEATRO - FACES DO SERTÃO´´, com objetivo de integrar toda a região que vai, desde a Bacia do Jacuípe ao Portal do Sertão, Chapada Diamantina, Sisal e o Pielmonte do Paraguaçú. Como será um festival regional, essa integração é fundamental para divulgar a cultura popular e promover o teatro entre escola e população, mostrando a diversidade cultural da Bahia. Um dos objetivos do projeto é fazer parte do calendário cultural do estado da Bahia atraves da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia).
Apesar de oferecer hospedagem, alimentação e um cachê de R$500,00 para os grupos selecionados, o festival será uma amostra não-competitiva.
Acontecerá ainda uma exposição fotográfica com o tema ´´Ipirá em cena´´, além de cortejo cênico pelas ruas da cidade.
Calendário do Evento
Inscrições - 02/02/09 a 14/02/09
Inscrições pelo correio – postagem até 14/02/09 via SEDEX
Seleção – 15/02/09 a 18/02/09
Divulgação dos selecionados – 26/02/09 a 07/03/09
Prazo para confirmação de participação – Até 08/03/09
Realização do Festival – 26/03/09 a 29/03/09
Endereço para Inscrições pelo correio
Departamento Municipal de Cultura de Ipirá
Rua Waldomiro Lins, 22 Centro
CEP – 44600-000 Ipirá BA

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sabe onde fica a casa do NORDESTINO em São Paulo?

´´São Paulo é a maior cidade do nordeste´´, são cerca de 7 milhões de paulistanos de origem nordestina. A prova disso está no CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS (CTN) localizado no bairro do Limão, zona norte da cidade. Lá aconteçe de tudo um pouco.
O espaço com capacidade para 8mil passoas, reúne desde trabalhadores simples à empresários, geralmente acompanhados da família em busca de diversão e de saborosas comidas típicas, servidas dia e noite, além de shows musicais com grandes bandas e artístas amadores. Lá existem bustos em homenagens a personalidades como Luis Gonzaga, entre outros.
´´Não existe em São Paulo um local para que o nordestino sinta-se "em casa novamente". Ele deveria ser homenageado por toda contribuição que deu a São Paulo...Como pode São Paulo deixar seus filhos "adotivos" tão desamparados?´´, diz José de Abreu, idealizador e fundador do CTN. Foi ele tambem que fundou a Rádio Atual, emissora consagrada entre o público nordestino.
Rua Jacofér, 615 - Bairro do Limão
São Paulo - SP - CEP 02712-070
Horários de atendimento:
Segunda à Quinta, somente no horário de almoço
Sexta e Sábados das 11:00 às 04:00 da manhã
Domingo das 11:00 às 00:00

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ipirá realizará XXVIII SEMANA DA CULTURA

Mantendo a tradição cultural regional, a Associação dos Estudantes Ipiraenses (AEIPI), realizará a ´´XXVIII SEMANA DA CULTURA DE IPIRÁ´´ entre os dias 06 e 15 de fevereiro, aberta a toda a população. O tema da mostra será ´´Miscigenação: Mistura de etnias ou separação social?´´ e acontecerá no antigo cinema e no Clube Caboronga.
As atividades que serão desenvolvidas durante a semana de cultura serão:
Palestras
Festival de música
Festival de dança
Festival de poesia
Apresentações teatrais
Oficinas
Torneio de futebol
Shows musicais.