quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Campeonato Intermunicipal chega as semi-finais

O Campeonato Intermunicipal , organizado pela “Federação Bahiana de Futebol” (FBF), chega em sua fase decisiva com a realização das partidas da semi-final, que ocorrerão neste domingo (22), em jogos de ida, e dia 29 em jogos de volta. Quatro seleções disputarão a chance de ir a final da competição. Coarací, Porto Seguro, São Francisco do Conde e Serrinha, foram as equipes de melhor campanha.
A temida São Fco. do Conde, irá até a cidade de Coarací enfrentar a seleção local às 15h deste domingo . A campanha de São Fco. do Conde ficou marcada pelas duas goleadas que aplicou em Ipirá. Foram 5x1 em casa e 0x6 no Estádio José Luís dos Santos, em Ipirá. Por esse e outros motivos é favorita para a partida.
No outro confronto, Porto Seguro recebe a seleção de Serrinha também às 15h deste domingo. Apesar de Serrinha ser considerada uma equipe fortíssima, neste confronto não dá para definir favorito. Ambas as equipes desfrutam de ótima campanha na competição. Com a eliminação de Ipirá, só nos resta acompanhar o andamento da competição e torcer para que o bom futebol prevaleça e que vença o melhor.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Alunos de Ipirá na seletiva do "Soletrando 2010" da Rede Globo

FOTO: Renato Santos
O concurso "Soletrando" do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de televisão, fará no próximo dia 17 de novembro, em Salvador, a Seletiva Regional para a etapa 2010, que contará com alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais. A cidade de Ipirá contará 18 competidores que a representarão. Ao final, apenas um representante de cada estado fará a etapa nacional, apresentado na tv por Luciano Huck. Na concurso de 2009, a estudante Annie Piva de 13 anos, estudante do Colégio Militar de Salvador, foi a representante da Bahia.
Entre os ipiraenses está Jéfferson do Vale Santos (foto), aluno da Escola Juventino Pereira de Almeida, no Povoado João Velho e morador do Povoado Tingui. Jéfferson sempre estudou em escolas públicas e diz estar se preparando bem para encarar as provas seletivas.
Este ano, serão inseridas na lista da soletração, palavras que entraram na reforma ortográfica da língua portuguesa, as quais terão caráter eliminatórios, caso o aluno a pronuncie com grafia anterior.
O prêmio para o aluno vencedor é de R$ 100.000,00 (cem mil reais), que serão investidos em sua educação. Já a escola do aluno vencedor ganhará computadores para melhorar sua infra-estrutura e consequentemente a qualidade do ensino.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A triste realidade do futebol baiano

Nos últimos anos, o futebol apresentado pelas equipes da Bahia tem deixado a desejar e os dois grandes times que representam o estado vêm se arrastando por competições nacionais, sem resultados satisfatórios e sem objetivos, frustrando seus torcedores e aos poucos, apagando o brilho de uma torcida que está entre as mais fiéis e festeiras do Brasil.

O Vitória, todos os anos empolga no início, porém, acaba beirando a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, numa comprovação de que falta estrutura e planejamento, capazes de fazer a equipe manter o ritmo. Um time que já revelou craques como Bebeto e Dida, hoje empurra precocemente seus atletas da divisão de base para outras equipes, com o objetivo de remendar o caixa financeiro, jogando fora quem sabe, grandes atletas.

A frase que define que o "torcedor é sofredor", não teria encaixe mais perfeito que para o Esporte Clube Bahia. São torcedores apaixonados ao ponto de bater record de público nacional, mesmo a equipe disputando a 3ª divisão (série 'C') do Brasileirão. Aliás, terceira divisão que o Bahia teima em querer reencontrar. Em uma enquete na TV, um torcedor definiu bem a atual situação do tricolor baiano: "Sabe o que a série 'C' falou para a série 'B'? Devolva meu Bahia", brinca com a triste situação do clube. A falta de projetos também é evidente no Bahia, a prova disso é a constante troca de técnicos. E pensar que o Esquadrão de Aço já foi campeão brasileiro.

Só nos resta torcer que os campeonatos acabem logo e que desta vez, não haja rebaixamentos, já que ambas as equipes sabem muito bem o gosto das séries inferiores. Ainda teremos o Campeonato Baiano em 2010 para respirarmos um pouco e nos preparar novamente para mendigar na esperança de um tão sonhado título.