segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A triste realidade do futebol baiano

Nos últimos anos, o futebol apresentado pelas equipes da Bahia tem deixado a desejar e os dois grandes times que representam o estado vêm se arrastando por competições nacionais, sem resultados satisfatórios e sem objetivos, frustrando seus torcedores e aos poucos, apagando o brilho de uma torcida que está entre as mais fiéis e festeiras do Brasil.

O Vitória, todos os anos empolga no início, porém, acaba beirando a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, numa comprovação de que falta estrutura e planejamento, capazes de fazer a equipe manter o ritmo. Um time que já revelou craques como Bebeto e Dida, hoje empurra precocemente seus atletas da divisão de base para outras equipes, com o objetivo de remendar o caixa financeiro, jogando fora quem sabe, grandes atletas.

A frase que define que o "torcedor é sofredor", não teria encaixe mais perfeito que para o Esporte Clube Bahia. São torcedores apaixonados ao ponto de bater record de público nacional, mesmo a equipe disputando a 3ª divisão (série 'C') do Brasileirão. Aliás, terceira divisão que o Bahia teima em querer reencontrar. Em uma enquete na TV, um torcedor definiu bem a atual situação do tricolor baiano: "Sabe o que a série 'C' falou para a série 'B'? Devolva meu Bahia", brinca com a triste situação do clube. A falta de projetos também é evidente no Bahia, a prova disso é a constante troca de técnicos. E pensar que o Esquadrão de Aço já foi campeão brasileiro.

Só nos resta torcer que os campeonatos acabem logo e que desta vez, não haja rebaixamentos, já que ambas as equipes sabem muito bem o gosto das séries inferiores. Ainda teremos o Campeonato Baiano em 2010 para respirarmos um pouco e nos preparar novamente para mendigar na esperança de um tão sonhado título.

2 comentários:

Lilian Simões disse...

Renato,vc há de convir q tomar uma cerva miserenta a noite toda atrás de um trio e ainda ter ânimo pra jogar é meio complicado,,,rsrsrsrsrs
abração.

Maria Fernanda de Britto Cintra disse...

Renaaaato,

Como torcedora do Vitória que sou, mas não fanática (kkkk), devo concordar como vc. Acredito que meu time ainda está numa estado muuuuuuito melhor que o Bahia (kkkkk), maaaas... que nadar, nadar e morrer na praia é um tanto quanto desempolgante, é. Fato!
E concordo também quando fala da torcida apaixonada do Jáhia, ooopss, desculpe, Bahia! hahahahaha
Brincadeiras à parte, acho linda mesmo a paixão dos torcedores do Bahia... um time que não está bem há anos, mas eles estão lá, firme e fortes, torcendo, e batendo recorde de público. Admiro muito mesmo.
Aliás, os baianos em geral, não te muito que comemorar quando o assunto é futebol, mas estão sempre presentes e levando sua alegria e esperança aos estádios.
Me encanta isso. =)

Beeeijos!