sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Você conhece essa Ipira?

Quem nunca digitou o nome "Ipirá" no buscador de pesquisa e se deparou com uma Ipira (sem acento) totalmente diferente da nossa? Estamos falando da cidade que fica em Santa Catarina, região Sul do país, à 470 Km da bela Florianópolis. Tamanha foram as apariçoes que resolvemos saber um pouco mais dessa co-irmã.
Com apenas 5.228 habitantes e cerca de 152 km², a cidade catarinense tem como sua principal renda a agricultura, com destaque para o cultivo do milho, criando inclusive associações que permitem ao próprio agricultor revender seus produtos. Com a colonização de famílias alemãs que se instalavam por lá, a cidade foi estabelecida por um decreto em 14 de junho de 1963. Assim como a nossa Ipirá, a cidade também teve seu nome originado da língua Tupí Guaraní, onde "I" significa água e "PIRA" significa peixe. Curiosamente eles também tinham um rio chamado de "Rio do Peixe", hoje denominado Linha Oliveira.
Com 663m de altitude, a Ipirá catarinense coleciona belezas naturais, como belas cascatas e grutas. Lá eles chamam de "inverno quente" a temperatura de 18 Cº, segundo informação divulgada no site oficial da Prefeitura local, revelando um verdadeiro contraste comparando com os nossos 30 Cº corriqueiros.

4 comentários:

www.informeipira.com disse...

É Renato eu já digitei muitas vezes,
Achava que Ipirá era única no nome... Mais vi que não é?
Só tenho uma certeza nossa linda cidade pode não ser única no nome mais temos uma grande riqueza que é a mata da caboranga... rsrsrs
Muito bom esse texto.

Valeu um abraço!

Lilian Simões disse...

Renato,eu já tinha percebido a existência desta cidade,mas há uma diferença crucial:a cidade não se chama Ipirá e sim Ipira.
Porém as outras semelhanças são realmente interessantes.
Abração.

Unknown disse...

Cara Lílian:
Um ERRO que se não fosse voçê passaria impercepitível (pelo menos por min). Já alterei sua correção. O Blog "CONEX@O IPIRÁ>SAMPA" agradeçe sua colaboração, sempre.

Grande abraço,

REN@TO S@NTOS

Maria Fernanda de Britto Cintra disse...

Olá Renato!!!

Nossa, que interessante esse post!!
Não sabia que havia uma outra "Ipirá" por aí... hahahaha!!
Acredito que além das temperaturas nas duas cidades serem bem diferentes, a "temperatura" das pessoas também deve ser, afinal, o calor do povo baiano é único né? kkkkkkkk..

Abraços!