domingo, 31 de maio de 2009

FUTEBOL E GALINHADA: Um dia tipicamente nordestino em São Paulo

FOTOS: Ren@to S@ntos
Engana-se quem pensa que atrás daquele velho portão há apenas um estacionamento e uma bodega. Quem passa em frente ao portão 7 do Estádio do Canindé em São Paulo, nem imagina que ali está a tão comentada "Galinhada do Bahia". Logo na entrada ficamos impressionados com a decoração. Nas paredes, centenas de fotos do verídico personagem "Bahia" ao lado de artistas e personalidades de todo o país, além de várias reportagens que o reverencia como referência da culinária nordestina, todas emolduradas e fixadas nas paredes.
Um sujeito simples e boa praça, bastou dizermos que era nossa primeira visita e o Bahia nos cobrou apenas metade do preço. Na mesa tinha de tudo um pouco: Baião de dois, feijão tropeiro, carne seca com macaxeira frita, purê de mandioca, escaldado e a famosa galinhada.
Depois do reforço gastronômico era hora de prestigiarmos outro Bahia. Desta vez o personagem era o Esquadrão-de-aço que visitava a Portuguesa de Desportos pela séria B do Campeonato Brasileiro. Era impressionante encontrar todos aqueles baianos nos cumprimentando como se fôssemos velhos conhecidos. Aliás, conhecidos não faltaram, encontramos vários ipiraenses dentre a nação tricolor, como em todos os jogos do Bahia por aqui. Bastava passar alguém com a camisa do Bahia e era entoado o tradicional grito "Aê Bahêa".
Em campo o Bahia mantinha a posse de bola, enquanto a Portuguesa mantinha a reta-guarda, aproveitando-se dos contra-ataques, sempre barrados nas boas defesas do goleiro Marcelo. O resultado de 0 a 0 foi justo para ambas as equipes. Uma outra disputa acontecia nas arquibancadas entre as torcidas "Leões da Fabulosa" e "Bamor". Bastou a torcida da Lusa protestar colocando suas faixas de cabeça para baixo para começarem as piadinhas. "Tá de cabeça pra baixo seu português burro", gritava um torcedor do Bahia. A resposta vinha de imediato, algumas não publicáveis. Vários torcedores vieram de Salvador especialmente para o jogo. Foi o caso de Flávio Alexandre da Silva Filho, o ilário "Binha de São Caetano", acompanhante fiel do Esquadrão-de-aço, rigorosamente vestido de azul, vermelho e branco, dos pés à cabeça, não se cansava de gritar: "Bahia campeão mundial, melhor que Real Madrí, melhor que Barcelona...". Personagens não faltaram neste sábado(30) no Canindé, ainda mais pelo fato da partida ser transmitida ao vivo pela tv baiana. Moacir Alves Santos, o sósia de Ronaldinho Gaucho foi um show a parte. Todos queriam aparecer na telinha.
Depois de passar um dia tipicamente nordestino na capital paulista, só nos resta recomendar uma visita a "Galinhada do Bahia", com ou sem futebol.

2 comentários:

Lilian Simões disse...

Renato,vc ficou ótimo na foto !!!!
bjotiete!

REN@TO S@NTOS disse...

Valeu querida.(háháhá)