sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ciclomotor da Shineray vira febre em Ipirá

A sensação de pilotar um veículo automotor têm ficado mais acessível para muita gente. Está à venda no Brasil, o ciclomotor da Shineray (http://www.shineray.com.br/), empresa chinesa que exporta motocicletas para nosso país. Em Ipirá virou febre. É uma cena comum, ver adolecentes, menores de idade, pilotando uma dessas motinhas, e detalhe, sem capacete!
Quem pensa que trata-se das antigas mobiletes, engana-se. A Shineray tem 50 cilindradas, alcançando a velocidade de 40 Km/h, e por isso, muita gente acha que não é obrigatório o uso de itens de segurança, nem de habilitação. Errado! Segundo o CTB (Código de trânsito Brasileiro), os condutores desses veículos, deverão portar uma "Autorização para Conduzir Ciclomotores" (ACC), obtida através do Detran ou Ciretrans, mediante 15 horas de aulas práticas, exame de direção veicular e de aptidão física e mental, além da origatoriedade do uso de capacete. Para tudo isso, deve o condutor ser maior de 18 anos. Quanto ao licenciamento, o que vale é a legislação municipal.
A dificil fiscalização, e vista grossa das autoridades, torna o ciclomotor um veículo perigosíssimo no desorganizado trânsito ipiraense. São adolecentes sem as mínimas condições de conduzir um veículo desse porte. Como esses garotos reagiriam a um acidente, se não tiveram aulas por exemplo, de "primeiros socorros" e "direção defensiva"? E até onde vai a responsabilidade dos pais desses jovens?
Além dessas características, a Shineray HY 50 CC, tem câmbio de quatro marchas, pesa 70 Kg e possui um tangue com capacidade para 4 litros de gasolina, chegando a percorrer cerca de 55 kilômetros com um litro, segundo o fabricante. Pode ser encontrado em Feira de Santana (Beijing Motos - tel.(75) 3626-8873) e o preço sugerido, gira em torno de R$ 2.990,00.

Nenhum comentário: