segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Aluna do Pov. João Velho na Olimpíada da Língua Portuguesa em Fortaleza

Luana Santana Nascimento de 13 anos, aluna da Escola Juventino Pereira de Almeida no Povoado João Velho(Ipirá-BA), teve sua poesia classificada para a fase regional da ``Olimpíada da Lingua Portuguesa - Escrevendo o Futuro´´ que acontece de 29 à 30 de novembro. O concurso foi criado em parceria com o Ministério da Educãção, Itaú Cultural, Centro de Estudo em Pesquisa e Educação e pela Cultura e Ação Comunitária. O objetivo é contribuir para que escolas e professores revejam os métodos convencionais de ensino de escrita e mobilizem seus alunos na produção e aperfeicoamento de texto.
Na próxima quinta-feira(12/nov), Luana viajará para Fortaleza-CE onde representará Ipirá na categoria poesia, competindo com alunos de todo o Brasil. Os melhores textos farão a etapa nacional em dezembro no Distrito Federal(Brasília). "Eu amo escrever poesias, textos narrados e histórias. Para a Olimpíada de Língua Portuguesa, como o tema era "O Lugar onde vivo", escrevi sobre o meu povoado, a minha cidade, a fazenda onde vivo e a minha casa, sendo uma estrofe para cada coisa. Escrevi sobre o que eu gostava e sobre o que eu queria que melhorasse em cada lugar. Estou muito feliz pelo fato do meu texto ter sido classificado. Esse resultado eu dedico à minha professora que me preparou, deu dicas sobre o que escrever e à minha escola, que nos incentiva a participar de concursos como este", disse Luana que também foi homenagiada pela Câmara Municipal de Vereadores de Ipirá.
Em 1998, outros alunos do Juventino Pereira representaram Ipirá em um concurso que chamava atenção do país para a redução das fontes de energia, como petróleo e gás natural. Lívia Carvalho e Robson Santos apresentaram uma paródia sobre o tema, com a música ``Cidadão´´ de Zé Ramalho, com a ajuda do violonista Valdivino.
CLASSIFICAÇÂO:
Semifinalista regional
LUANA SANTANA NASCIMENTO ( 5ª série)
ESCOLA MUN. JUVENTINO PEREIRA DE ALMEIDA
Município: Ipirá-BA
Profª MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
Categoria: Poesia
Mais informações acesse: OLIMPÍADA DA LINGUA PORTUGUESA

4 comentários:

Lilian Simões disse...

Oi Renato,interessante seu post! Vamos torcer para que a Luana saia vencedora.Independente porém do resultado,ela já é um incentivo e ótima referencia para que se desenvolva a auto-estima entre os alunos da zona Rural e consequentemente da sede.
Parabéns.

REN@TO S@NTOS disse...

È verdade cara Lilian! Eu estudei no referido colégio(Juventino Pereira) e posso afirmar que foi uma ótima experiência.

Gew Oliver disse...

Olá Rê,confesso que me enche de orgulho a informação.Isso prova que mesmo que o ensino venha a ser difícil a apredndizagem vai melhorando a cada ano.O que leva consequentemente a dar crédito ao ensino rural.Se a olimpíada fosse da sua época vc estaria entre os participantes.
Conhece o professor de português da referente aluna?Quero dar meus parabéns.
Parabéns ao Juventino.

REN@TO S@NTOS disse...

Olá Keruse, obrigado pelas palavras!

Tenho certeza que deve ter sido um exelente mestre do ensino quem prepararou essa campeã.